segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sonhar III - Uuuuui



Depois de várias perguntas técnicas, o entrevistador me falou: "Agora, posso te fazer uma pergunta apenas por curiosidade? Aquele cara com você no seu perfil do gmail é o Neil deGrasse Tyson?" Sorri. Sim, é ele sim e tenho uma história sobre essa foto. 

Antes de voltar para o Brasil, eu tinha que escolher a última cidade para conhecer. Não tive dúvidas. Eu tinha que ir na Big Apple. Não por causa da Estátua da Liberdade ou por outra coisa senão visitar o Hayden Planetarium, lugar que o meu amado, idolatrado salve salve Neil deGrasse Tyson trabalha. Então arrumei as malas, esqueci meu DS em casa e fui para a lindíssima NYC com um grupo muito especial de amigas. Chegando lá, fomos visitar todos os lugares que queríamos ir juntas. Mas eu estava certa de ir no Haydem Planetarium embora isso não parecesse uma programação legal para as minhas amigas. Então decidimos criar o "Dia do Tudo Pode". Seria um dia que cada uma iria sozinha visitar algo que gostaria de conhecer, mas que as outras não queriam ir haha. No meu coração, sempre alimentei o sonho de conhecer o Dr. Tyson. Então, inocentemente eu pensei: "Sexta ele provavelmente não estará lá, muito menos no final de semana, segunda-feira é feriado nos EUA, então vou apostar na terça." Pois bem, terça-feira foi meu dia do tudo pode. Acordei, me arrumei, e parti para o American Museum of Natural History (que se você quiser, pode pagar 1 dólar para entrar). Comprei o ticket para entrar no planetario. Subi para o andar do elevador de entrada, tirei várias selfies para postar com uma legenda tipo "Uuuuui, ela tá no Hayden Planetarium". Ficaram horríveis. Fui para a fila da entrada do elevador, entreguei meu ticket para que uma parte dele fosse destacada, e fui para frente do elevador. O elevador ao lado fez aquele barulho avisando que iria parar. Olhei. Eis que surge um homem alto, negro, com uma voz muito familiar. Era ele. Eu estava de frente com o Dr. Neil deGrasse Tyson. Meu coração veio para a minha boca, meus olhos se encheram de lágrimas (pra variar). Eu tinha que falar com ele. Então eu virei para a mulher que coordenada a fila e perguntei: 
- Posso sair da fila e voltar depois? Preciso falar com o Dr. Tyson. 
Aí ela me olhou de cima a baixo e disse:  
- Não.
- Mas moça, é meu sonho falar com ele e ter uma foto com ele, por favor.
- Não, se você quiser, depois da apresentação, você vai procura-lo por aí. 
Me zanguei. Levantei a faixa que separava a fila, corri, corri , corri e quando eu finalmente o alcancei, esqueci as regras da educação americana, e fui logo tocando no braço dele, quase sem poder falar.  
- Doctor... doctor... Could you please take a picture with me? 
Ele olhou para mim e sorriu: 
- Calma, calma, respire fundo. Está tuuuuudo bem! 
Aí foi que eu chorei. Ele perguntou de onde eu era, em  que parte do Brasil eu morava. E eu no céu. Eu disse : Dr, eu te admiro demais, você me inspira muito. Eu vim para NYC apenas para conhecer esse planetário. Hoje eu realizei um sonho (Apesar de eu ter morrido de pena de Plutão ter saído da lista de planetas do Sistema Solar por causa dele). 
Ouvi um "Oh my Gosh, she's from Brazil" de uma moça que estava o acompanhando.
Ele carinhosamente falou: Então vamos tirar essa foto! A moça que estava com ele nos fotografou. 
E o resultado foi esse aí em cima. Sorriso e olhos cheios de lágrimas. 
Depois de tremer, chorar, e pessoas virem me perguntar "Quem é esse homem? Por que você está chorando?" eu fui para a fila da entrada do planetario de novo - Ok, eu tinha uma foto com o cara, mas tinha dado 26 obamas para entrar naquele lugar - então eu entreguei o ticket já destacado para o rapaz da entrada e falei:
- Não sei se você lembra, mas eu estive aqui alguns minutos atras e você já destacoou meu ticket. Mas eu tive que sair da fila para tirar uma foto com o Dr. Tyson. Posso entrar mesmo assim?  
Ele me olhou com uma cara de descrença e falou: 
- Se você me mostrar a foto, eu acredito em você. 
Peguei a máquina tremendo demais, quase não conseguia segura-la. Quando o rapaz pegou a máquina, ele perguntou: "Você tá tremendo toda porque viu ele?" e  eu entre lágrimas : "Sim... ".  Ele balançou a cabeça e disse: "Então entra moça, entra logo! OMG, ela tá tremendo toda." 
Resolvi parar de chorar. Entrei no planetário. Sente e olhei para a abóbada e esperei a apresentação começar. Quando eu finalmente parei de chorar, a apresentação começou. E qual foi a primeira imagem e assunto que apareceu? A antena de New Jersey. Uma belíssima narração do Dr Tyson falando da importância dessa antena. Aquela mesmo que eu contei em outra história aqui. Comecei a chorar novamente. Estava tudo interligado. Aquele dia era realmente o Dia do Tudo Pode e meu Dia do Tudo Posso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário