segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sonhar I - A antena



Em 1964, Arno Penzias e Robert Wilson descobriram a radiação cósmica de fundo que é considerada a maior prova do Big Bang e a descoberta mais importante depois daquela feita por Hubble sobre a expansão do universo. Aconteceu que um grupo de cientistas estava detectando um ruído muito forte nas ligações que eles faziam dos Estados Unidos para a Europa. Os cientistas ficaram se perguntando de onde aquela interferência vinha. Eles pensaram que era um problema técnico na antena causado pelo cocô dos pássaros. (haha). Depois da chacina dos coitados dos pássaros, o ruído continuou e eles começaram a aprofundar as pesquisas. Até que descobriram que aquele ruído era causado porque a antena que eles estavam usando captava os ecos deixandos pela explosão do Big Bang. Por conta disso, Penzias e Wilson ganharam o Nobel de Física. Mas como eu sei disso? Bem, eu li no meu livro do ensino médio. Eu vi a foto dos dois cientistas na frente da tal antena e achei aquela história maravilhosa. Essa antena existe até hoje, em Holmdel, uma cidade bem pequena em Nova Jersey.
 Eu estava fazendo um projeto em um estado próximo e pensei: chegou a minha vez de conhecer essa antena. Pois bem, quase 12 horas de viagem para Nova Jersey, mais 3 horas de ônibus e trem até chegar em Holmdel. Quando eu cheguei na cidade, eu tinha que pegar um táxi para ir até o local da antena. O problema era que eu não sabia se era permitido ir lá. Eu não achei táxi disponível. Já que eu já tinha passado 3 horas para chegar lá, eu decidi ir andando mesmo. Depois de andar por cerca de meia hora, eu cheguei numa rodovia e vi que a mesma estava interditada. Foi a decepção para mim. Eu estava tão perto da tal antena...Aí um policial veio falar comigo e eu expliquei para ele para onde eu queria ir. Ele falou que eu tinha que voltar tudo que eu tinha andado e pegar outro caminho porque por aquela rua estava impossível. Eu baixei a cabeça e falei que tinha tentado pegar um táxi mas não tinha dado certo. Aí ele gentilmente ligou para um táxi para mim e eu fui para a esquina esperar o táxi. Minutos depois ele foi lá é disse: “O que é mesmo essa antena hein?” Aí eu expliquei a coisa nerd toda. Ele olhou para a minha cara de entusiasmo explicando as coisas e disse “E tu veio para Nova Jersey, para essa cidade aqui, e estava andando esse tempo todo só para ver essa antena?” E eu disse “Sim, é um dos meus sonhos desde quando eu era adolescente”. Ele disse que nunca tinha ouvido falar dessa antena, mas já que eu estava tão empolgada, um amigo dele ia me levar lá. Aí enquanto eu esperava o amigo dele chegar, nós falamos sobre o Brasil, sobre as coisas legais em USA, muito legal mesmo. Depois de uns minutos, o outro policial chegou. Eu expliquei para ele e ele ficou tocado com a minha empolgação. Aí ele disse: “Ok, aquilo é uma propriedade privada, é proibido entrar, mas vamos testar, quem sabe você consegue umas fotos lá”. Entrei no carro. Coração na mão. Quando eu avistei a antena, os meus olhos encheram-se de lágrimas. Eu desci do carro e vi uma placa sobre o Penzias e o Wilson. Eu chorei feito uma criança. Eu simplesmente não acreditava que aquele lugar era o lugar que eu tinha visto tantas vezes nos livros de Física. Aí depois de um silêncio, o policial falou: “Ei, tire quantas fotos você quiser, não se preocupe”. E Pronto. Meu dia estava completamente perfeito. Eu realizei o sonho de ver a Holmdel Horn Antenna. Depois eu disse que ele podia voltar para o serviço que eu ia andar para a estação de trem. Ele disse “Claro que não. Vamos voltar, vamos nos despedir do outro policial e eu vou te deixar na estação de trem. Não é todo dia que eu encontro uma brasileira que gosta tanto dessas coisas como você. Eu trabalho aqui há 15 anos e nunca tinha parado para ler essas placas. Nunca imaginei que isso podia ser tão importante para alguém. Eu estou muito feliz por estar participando desse momento tão importante para você. Muito legal fazer parte da sua ‘Big Bang Theory’. Sobe ali nas escadas, finge que você trabalha lá."Me realizei. Depois de admirar tudo o que queria. Ele me levou para dizer bye para o outro policial e me levou para a estação de trem. Ele ficou muito admirado com a minha história e falou que eu era muito brava. Se eu tivesse ido andando ou de táxi, eu não poderia entrar no local para ver a antena, mas no carro da polícia né.... outros 500. haha. A minha sorte é que eu sou apaixonada pela coisas e existem pessoas apaixonadas por ajudar :)  

2 comentários:

  1. karaca marcela, que histótia viuuu, só tu mesmo pra passar por tudo isso...

    ResponderExcluir
  2. Genial Marcela. Me emocionei com a história. Parabéns pela garra e determinação.

    ResponderExcluir